Telegram ou Signal? Qual usar?

Telegram ou Signal? Qual usar?

Compartilhe!

Publicidade

Não vivemos um momento muito favorável em nosso país hoje. Em meio ao caos político e a eleição de um presidente visivelmente fascista, a necessidade de proteção na rede se torna bastante importante.

Uma das coisas que a internet nos proporcionou foi a facilidade de comunicação. Os aplicativos de mensagens garantem um acesso jamais visto para todos e a troca de informações nunca foi tão rápida. Porém precisamos nos proteger.

Aplicativos como o WhatsApp são considerados arriscados, principalmente quando pertencem a uma empresa famosa por se aliar a governos totalitários ao redor do mundo.

Pensando nisso, trouxe uma análise de três aplicativos de mensagens que são famosos, ou nem tanto, por garantir segurança.

Signal

O Signal atualmente é o mais famoso desses. É indicado por diversos especialistas em segurança. Ele, sem dúvidas, é tecnicamente o mensageiro que tem uma das melhores tecnologia de criptografia do mundo, além de uma usabilidade invejável, sendo acessível para pessoas com diversas deficiências. Porém é necessário analisar algumas coisas em sua política de uso e privacidade.

Publicidade
Tela de um celular, onde podemos ver a frase "Conecte-se pelo Signal".

Informações que podemos compartilhar

Parceiros. Nós trabalhamos com parceiros que garantem parte de nossos serviços. For example, um de nossos parceiros envia um código de verificação para o seu número de telefone quando você se registra em nossos serviços. Esse parceiro está sob esse contrato de privacidade, garantindo o resguardo de suas informações. Se você utiliza outro serviço parceiro, como o Youtube, o Spotify, o Griphy, entre outros, em conexão com o nosso serviço, seus termos de privacidade regulamentam o seu uso desses serviços.

Outras possibilidades em que o Signal pode compartilhar seus dados

Para respeitar qualquer lei, regulação, processo legal ou ou requisição governamental.

Para impor termos desse contrato, incluindo investigação de potenciais violações.

Para detectar, prevenir ou, de outra forma, tratar de fraudes, segurança ou problemas técnicos.

Para proteger contra danos aos direitos, propriedade ou segurança da Signal, nossos usuários ou o público conforme exigido ou permitido por lei.

Como evidencia o contrato, a Signal não apenas tem acesso aos seus dados, como pode compartilhá-los em diversas ocasiões, como processos legais ou a pedido de governos.

Isso torna o aplicativo meio perigoso para o atual momento em que vivemos. Além disso, a Signal tem uma parceria de compartilhamento de tecnologia com a Microsoft, o que a aproxima de uma empresa conhecida por dar suporte a governos autoritários.

Telegram

O Telegram apresenta diversos problemas de usabilidade, não sendo nada amigável a usuários com deficiência. Além disso, a criptografia não seu padrão de mensagem, precisando ser ativada por meio da criação do chat secreto ou de um grupo secreto. Outro dos problemas do aplicativo é não permitir que as conversas criptografadas possam ser compartilhadas entre seu smartphone e seu computador.

Tela de um celular, onde podemos ver o logo do Telegram.

Mesmo com esses problemas, ele apresenta a melhor opção no quesito segurança entre os aplicativos mais famosos hoje em dia.

Publicidade

Além de um robusto sistema criptográfico, a empresa por trás do projeto já provou diversas vezes resistir frente ao avanço de governos aos dados do seu usuário, sendo banido da Rússia por ter se rejeitado a compartilhar informações com o governo de Vladimir Putin.

Além disso, sua política de privacidade garante que dados podem ser compartilhados apenas em caso de suspeita de terrorismo, algo que nunca aconteceu.

O Aplicativo ainda conta com um relatório semestral de transparência, acessível pelo próprio aplicativo, garantindo a segurança necessária para a troca de informações.

Conclusão

Com os dados apresentados, acredito que o Telegram é a melhor indicação em termos de segurança. Infelizmente o aplicativo não conta com a melhor usabilidade, não garantindo a democratização de seu uso.

Downloads

Baixe o Telegram para Android ou para Iphone.

Baixe o Signal para Android ou para Iphone.

Publicidade

Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu