Heroes of Learning: Professor cria jogo de RPG educativo para Smartphones
O professor criou o jogo Heroes of Learning e compartilhou a experiência com seus alunos

Heroes of Learning: Professor cria jogo de RPG educativo para Smartphones

Compartilhe!

Publicidade

Com enredo medieval, o jogo de RPG Heroes of Learning, disponível para Iphone e IOS, busca facilitar o aprendizado de conteúdo para alunos de diversos níveis de ensino. O Professor assume o papel do mestre e constrói a aventura, que pode ser jogada pelos alunos de forma cooperativa por meio do aplicativo.

O autor do jogo é o professor de linguagem de programação para internet e dispositivos móveis da Faculdade de Tecnologia (FATEC), Henrique Dezani. Segundo informações do Centro Paula Souza, responsável FATEC, ele conta que o projeto foi elaborado com o intuito de difundir a utilização de novas tecnologias na educação, por meio do conceito de gamificação, que é a aplicação dos games em áreas que tragam benefícios além do entretenimento.

Desde agosto ele utiliza o jogo com suas turmas e afirma que “o resultado tem sido excelente. Além de transmitir o conteúdo das aulas de maneira descontraída, o jogo permite a adoção de metodologias ativas de aprendizagem em conjunto”.

O aplicativo apresenta uma série de testes com alternativas a serem formuladas pelo professor e compartilhada aos alunos, que recebem uma notificação para responder ao teste. Vídeos, textos e áudios também podem ser compartilhados por meio do jogo, que elabora um ranking de pontuações. Porém isso é algo que pode ser uma falha no conceito, já que, mesmo apresentando uma forma nova e empolgante de ensino, acaba reutilizando valores ultrapassados sobre estímulo para aprendizagem baseados na competição entre alunos que é estimulada pela existência de um ranking e foge do conceito básico do RPG que é a cooperação entre os jogadores.

O Jogo Heroes of Learning ainda está em fase beta, mas já pode ser utilizado gratuitamente por qualquer professor de qualquer área do conhecimento e está disponível na Google Play e na Itunes Store.

Publicidade

Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu