Entenda o tom azulado no olhar de Ivar, filho de Ragnar, na série Vikings
Tom azulado dos olhos de Ivar é um dos sintomas de sua doença

Entenda o tom azulado no olhar de Ivar, filho de Ragnar, na série Vikings

Muitas pessoa já perceberam (ou não) que há uma diferente gritante no tom dos olhos de Ivar com os outros filhos de Ragnar Lothbrok na série vikings. Ivar apresenta um tom azulado na parte branca dos seus olhos, chamada de esclerótida, que alguns atribuem ao tom de cor das cenas da série, mas que apenas o personagem interpretado por Alex Høgh Andersen apresenta. E isso tem uma explicação.

Ivar, conhecido historicamente como Ivar, o desossado, nasceu com uma deformidade nas pernas que o impediria de andar. Ragnar, seu pai, então decide sacrificar o seu filho, indo contra o desejo de sua esposa, por saber da vida miserável que poderia esperar por ele na cultura nórdica. Porém, para nossa sorte (e azar de um certo irmão), o pai de Ivar desiste do sacrifício e permite que seu filho viva. Mal sabia ele das grandiosidades que estariam esperando pelo pequeno bebê no futuro.

O verdadeiro Ivar histórico nunca teve revelado qual era a doença que afligia os seus ossos, porém a série optou por atribuir a sua deficiências nos membros inferiores à uma doença conhecida como Ossos de Vidro, cientificamente é intitulada osteogênese imperfeita. Essa doença faz com que os ossos das pessoas que a tem se tornem mais frágeis e, portanto, quebradiços do que o normal, por conta da falta de colágeno tipo 1, uma proteína necessária para a calcificação dos ossos. Além dos ossos, a falta dessa proteína, também afeta outras estruturas do corpo que a utilizam, como a pele e os vasos sanguíneos. É impossível calcular o número de pessoas que vivem com essa doença, pois seus registros formais são precários.

Segundo o doutor Drauzio Varella, em seu site:

Portadores de osteogênese imperfeita podem apresentar diferentes graus de fragilidade óssea que vão desde os mais leves até os muito graves. Além das fraturas sem causa aparente e dos ossos curvados, dois outros sintomas são típicos da doença: branco dos olhos (esclera) azulados e rosto em forma de triângulo. Além desses, os pacientes podem  apresentar os seguintes sinais da enfermidade: dentes escuros e frágeis (dentinogênese imperfeita), perda progressiva da audição, baixa estatura, dificuldade de locomoção e deformidades na coluna e na caixa torácica que podem acarretar complicações pulmonares e cardíacas.

Isso explica a caracterização do personagem Ivar, que sofreria do tipo IV da doença hereditária que, segundo Varella, apresenta “deformidades moderadas na coluna, curvatura nos ossos longos, especialmente nos das pernas, baixa estatura.”.

Tom azulado dos olhos de Ivar é um dos sintomas da Osteogênese Imperfeita.

Creio que essa informação faz com que a série Vikings, que inicia a sua quinta temporada no dia 29 de novembro, ganhe ainda mais profundidade e possamos admirar as minúcias exploradas pela série até mesmo nos detalhes daquele que tornou-se um dos seus principais personagens.

Para saber mais sobre a doença e conhecer formas de ajudar, indico que conheçam o trabalho da ABOI – Associação Brasileira de Osteogênese Imperfeita, que é uma organização que busca dar amparo às famílias e pessoas que vivem com tal doença, assim como incentivar pesquisas médicas que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas.

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.
Fechar Menu