O que é DNS? Como trocar o seu servidor DNS no Windows 10?

O que é DNS? Como trocar o seu servidor DNS no Windows 10?

Compartilhe!

Publicidade

DNS ou Domain Name System (ou Sistema de Nome de Domínio) é um protocolo utilizado na internet para acessar, em geral, websites. Toda página na internet é denominada por um domínio ip, aquela ordem de número que muitos já devem ter visto, como o 192.168.15.147 (inventei esse e não sei se vai pra algum lugar). O que o DNS faz é traduzir esses números para um nome de domínio.

Assim, quando você entra em www.apertaotab.com.br, você será redirecionado para o ip do Aperta o TAB e, com isso, o site será aberto no seu navegador.

Esse DNS é, na verdade, colocado em um servidor. Seu computador quando vai acessar a internet sempre aciona o servidor de DNS dele para buscar qual é o endereço IP que corresponde ao nome que você digitou. Como todo servidor é fixo, saber a distância entre você e ele ou a qualidade desse servidor são importantes. No geral as grandes operadoras mantém servidores medianos para fazer esse serviço, mas há outros servidores na internet, alguns deles gratuitos que podem fazer isso por você.

A distância e a qualidade do servidor são bastante importantes, pois, como o seu computador vai acessá-lo antes de qualquer coisa, caso o servidor demore para responder, os sites demorarão para abrir.

Alguns exemplos de servidores gratuitos são:

Publicidade

logo do GoogleGoogle Public DNS

É o servidor de DNS da Google, a gigante dos sistemas de buscas, e-mails, nuvens, etc. Ele pode ser acionado pelos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4 para IPv4 ou 2001:4860:4860:0:0:0:0:88882001:4860:4860:0:0:0:0:8844 para IPv6 (calma! Já vou explicar o que fazer com esses números).

A Google tem ótimos servidores hospedados nos Estados Unidos. A distância pode atrapalhar um pouco, mas ainda são melhores que os servidores padrões fornecidos pelas operadoras.

O ponto negativo é que tudo o que você fizer na Internet passará pelos servidores do Google. Então todas as suas informações estarão lá. Ultimamente há muitos debates sobre privacidade online e o Google já é um dos maiores detentores de informações privadas do usuário obtidas através do GMail, do Google Chrome ou da ferramenta de buscas. Esse será mais um meio para o Google obter dados sobre o que você faz fora de suas ferramentas. Porém, convenhamos, ficar fora das ferramentas do Google atualmente é bem difícil.

Logo da Open DNSOpen DNS

Na verdade a Open DNS é uma empresa de segurança. Ela provém serviços de proteção online para diversas empresas. Porém também tem os seus provedores DNS. Esses servidores podem ser acessados pelos endereços 208.67.222.222 e 208.67.220.220.

Publicidade

A Open DNS tem ótimos servidores e o melhor é estarem hospedados no Brasil. Portanto a distância é pequena e ela apresenta resultados melhores do que o Google, por exemplo.

Como alterar o seu Servidor DNS no Windows 10?

Agora que falamos sobre o que é o DNS e quais os servidores mais indicados, vamos para a próxima parte: Como alterar o servidor DNS no Windows 10?

  1. Na barra de Buscas do Windows, digite Painel de Controle. Após isso clique na figura que representa esse painel.
    Janela do Windows com Painel de Controle


  2. Na janela que irá se abrir, clique em Rede e Internet.
    Janela do Painel de Controle do Windows


  3. Na janela seguinte clique em Central de Rede e Compartilhamento
    Janela da Central de Redes do Windows



  4. A próxima janela terá um menu na lateral esquerda. Vá nesse menu e clique em Alterar as Configurações do Adaptador
    Janela da Central de Rede e Compartilhamento do Windows 10



  5. Na próxima janela, você deverá procurar qual adaptador de rede você está utilizando. Geralmente é o que estiver ativado (sem o X vermelho). Clique nele com o botão direito do mouse e vá em Propriedades.
    Janela de Conexões de Redes do Windows 10


  6. Na próxima janela que será aberta, procure por Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4). Clique nessa opção e vá em Propriedades.
    Janela de Propriedade de Dispositivo de Rede do Windows 10


  7. Na próxima janela que irá se abrir, ative a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS caso não esteja ativada. Haverão dois campos abaixo dessa opção, em que você colocará o endereço DNS primário e o secundário. Esse servidor secundário, será utilizado caso o primário apresente algum problema. Aconselho a utilizar endereços da mesma empresa para não dar nenhum problema. No meu caso, coloquei os endereços de IP da Open DNS, mas você pode utilizar os do Google ou de qualquer outra prestadora desse serviço.
    Janela de Propriedades do IPv4 do Windows 10


  8. Após isso basta clicar em OK nessa janela e fechar todas as outras. Agora o seu servidor de DNS estará modificado.

Caso você também queira modificar o IPV6, basta seguir todos os passos, mas ao invés de ver as propriedades de Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4), procure por Protocolo IP Versão 6 (TCP/IPv6)

ATENÇÃO!

Apenas tomem muito cuidado com endereços de servidores de DNS desconhecidos que vocês encontrem pela rede. Toda a sua atividade na internet vai passar por esses servidores, então é sempre bom ao menos saber quem está em posse dos seus dados, certo?


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu