Participem do #OPodcastÉDelas

Participem do #OPodcastÉDelas

“Podcast é a mídia que mais cresce no Brasil” já virou um chavão de vários programas. Inicialmente foi colocado em pauta no Braincast (do site Brainstorm 9), um dos maiores podcasts brasileiros. Como uma mídia, podcasts tem a função de informar, divertir e emocionar. Assim como a maior parte das outras mídias, ainda sofre com um problema presente em toda nossa sociedade: a falta de participação feminina.

Essa participação é tão importante quanto qualquer outra, mas infelizmente é bem baixa. Os podcasts mais escutados do Brasil, em geral, não contam com mulheres como participantes recorrentes.

Isso não ocorre, diferente do que muitos babacas acham, por falta de conteúdo de mulheres. Há muitos Podcasts (como o Mathildas, o Mamilos e o Ponto G) que são coordenados e produzidos por elas. Mesmo assim, a visibilidade ainda é pequena. Do 10 Podcasts mais escutados no Itunes, apenas um tem a participação recorrente de mulheres. É um problema que deve ser analisado em um amplo aspecto social, compreendendo o papel em que mulheres são colocadas em nossa sociedade, como um todo. Os podcasts são ao mesmo tempo espelhos e influenciadores dessa sociedade e devem ter um papel para a mudança.

Para isso, surgiu em 2017 o projeto #OPodcastÉDelas. Ele tem o objetivo de integrar uma grande gama de Podcasts para incentivar a participação de mulheres neles, não apenas em Março, mas sempre. Mais do que a participação delas nos programas, ele busca dar visibilidade programas produzidos por mulheres e, principalmente, debater o tema e encontrar soluções conjuntas para que mulheres sejam tão escutadas quanto os homens.

Caso você tenha um podcast, queira conhecer mais sobre a ideia e se inscrever para participar, clique nesse link.

Aproveitem para acompanhar o projeto no Twitter.

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.
Fechar Menu