Lady Bird se torna o filme mais bem avaliado de todos os tempos no Rotten Tomatoes
Saoirse Ronan interpreta a personagem Lady Bird no filme de mesmo nome.

Lady Bird se torna o filme mais bem avaliado de todos os tempos no Rotten Tomatoes

Muitas críticas e questionamentos podem ser levantados sobre os modos com os quais julgamos produções artísticas. Colocar uma nota em uma obra sempre é algo complicado de se fazer e algumas pessoas até defendem o fim do escalonamento de filmes por notas numéricas (sejam elas utilizando números ou estrelinhas). A realidade é que a nota acaba por abordar uma perspectiva bastante autoral da parte de quem avalia a obra e, na maior parte das vezes, não coloca em consideração a perspectiva do autor da produção analisada.

O Rotten Tomatoes é o maior site do mundo entre os que utilizam esse escalonamento por notas. Ele serve como uma base de dados para críticas cinematográficas do mundo inteiro e as organiza em um único lugar. Além do escalonamento padrão, ele também avalia se o filme foi classificado positivamente ou negativamente, criando um padrão dualista em suas análises. Isso também pode ser um problema, fazendo-nos cair numa perspectiva de que algo ou é muito bom ou muito ruim, sem a existência de meio termos.

Em meio há mais de 100 críticas diferentes, é difícil um filme agradar à todos. Sempre haverá alguém que não gostou do filme, por conta de sua história de vida e bagagem cultural.

Mesmo com todo esse critério problemática, alguns filmes se superam e conseguem cair nas graças de críticas de todos os setores. Toy Story de 1995 é um dos exemplos, recebendo, até hoje, 163 críticas, todas positivas, e tendo uma média de 8,6. Sem dúvidas, a animação da Pixar consegue agradar a imensa maioria das pessoas, independentemente de suas bagagens pessoais.

Toy Story tinha o record de avaliações positivas há mais de 2 décadas, porém foi finalmente superado pelo filme Lady Bird. O filme, dirigido por Greta Gerwig (roteirista de Frances Ha e atriz de Jackie), recebeu até agora 175 críticas positivas, nenhuma negativa e tem uma média de 8,9, superando a animação dos brinquedos vivos após 22 anos.

O filme conta a história de uma adolescente que está descobrindo a vida e contestante as realidades. Ela estuda em uma escola católica e deve lidar com as opressões tanto do ambiente escolar, quanto de sua casa. Seu sonho é ir logo para a universidade, onde sonha em finalmente se ver livre das amarras que a prendem.

Lady Bird é um forte concorrente ao Oscar do próximo ano e parece ser uma obra que reflete bastante os conflitos pelos quais o mundo todo passa nesse momento. Uma corrente de ideias libertarias e uma resistência conservadora. Espero apenas que não se prenda no individualismo, mas conhecendo algumas obras de Gerwig, roteirista e diretora da obra, as esperanças disso não ocorrer são grandes.

Confira o trailer abaixo:

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.
Fechar Menu