Karl Marx nos quadrinhos! Lista de publicações em HQ sobre o Marxismo.

Karl Marx nos quadrinhos! Lista de publicações em HQ sobre o Marxismo.

Compartilhe!

Publicidade

No dia 5 de Maio, o filósofo, economista e cientista político alemão Karl Marx completaria 200 anos de vida. Um dos principais pensadores socialistas, Marx se tornou referência mundial e suas obras são consideradas entre as mais importantes do mundo. É difícil encontrar uma lista em que algumas obras de Marx não apareçam entre as mais relevantes da história.

Além de seus próprios livros, Marx também influenciou outras literaturas de contestação da história. De seu nome se originou o conceito de Marxismo que hoje direciona grande parte dos pensamentos de esquerda mais importantes do mundo. Além das obras em literatura clássica, Karl Marx também influenciou as HQs. Nos últimos anos, suas obras adentraram a mídia e muitas obras foram lançadas sobre o tema.

Abaixo estão algumas delas.

Marx: uma biografia em quadrinhos (Anne Simons)

Capa do livro Marx: Uma biografia em quadrinhos

No ano do bicentenário de nascimento de um dos maiores filósofos de todos os tempos, a Boitempo lança um novo título pelo selo Barricada, Marx: uma biografia em quadrinhos, da suíça Corinne Maier e da francesa Anne Simon. A HQ aborda a vida e as principais ideias do filósofo alemão, que sonhou com um mundo livre da exploração, da desigualdade e do desemprego. Além de explicar de forma leve e bem humorada conceitos como capitalismo e luta de classes, a graphic novel passa por episódios marcantes na vida de Marx, como a redação do Manifesto Comunista e a influência do pensamento de Hegel em seu desenvolvimento intelectual.

Publicidade
  • Editora: Boitempo Editorial
  • 64 páginas

O Manifesto do Partido Comunista – Mangá (Marx e Engels)

Capa do Mangá Manifesto do Partido ComunistaMangá ou 漫画, em japonês (man, involuntário + gá, imagem), é um gênero de história em quadrinhos herdeiro das gravuras japonesas clássicas e das HQs ocidentais. Esta coleção traz para o leitor brasileiro os textos de grandes clássicos da literatura universal adaptados para a linguagem ágil e dinâmica das histórias em quadrinhos japonesas.

Em uma cidade industrial inglesa do século XIX, a exploração dos trabalhadores pelos patrões chega a níveis insuportáveis. Com o objetivo de mudar essa realidade, um grupo de operários se une para construir sua própria Utopia. Inspirado pelas ideias de Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista (1848), este mangá apresenta um dos mais influentes tratados políticos de todos os tempos, que marcou a história dos séculos XIX e XX e moldou o mundo de hoje.

  • Editora: L&PM Pocket Mangá
  • 208 páginas

O Capital Para Crianças (Liliana Fortuny)

Capa do livro O Capital para CriançasO vovô Carlos é um barato! Sempre que vão visita-lo, seus netos pedem que ele conte uma história. Só que dessa vez ele vai contar uma história diferente. Nada de princesas ou dragões! A história de hoje aconteceu de verdade, não faz tanto tempo assim e continua se repetindo em muitos lugares do mundo… A história da luta dos trabalhadores.

  • Editora: Boitatá
  • 32 páginas

 


18 de Brumário de Luís Bonaparte Em Quadrinhos (Rogério Faria e Raimundo Guimarães)

Publicidade

Capa do livro 18 de brumário em quadrinhos.

“As pessoas foram às ruas empunhando bandeiras por direitos sociais básicos, porém a elite pode se beneficiou da situação política que esse movimento abriu, levando o país numa direção contrária à almejada pelos manifestantes. Foi há cinco anos, em 2013. Foi há 170 anos, em 1848.

Para este ano em que se comemora, agora em maio, 200 anos do nascimento de Marx, preparamos esta versão em oito de páginas de quadrinhos de uma de suas grandes obras. Texto e desenho retratam a mediocridade de Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, traçada nas páginas do barbudo com grandes doses de sarcasmo, mas trazendo à baila algumas temáticas sociais e políticas presentes no livro original.

Claro que o objetivo não era esgotar a obra original, nem mesmo fazer uma versão definitiva, mas uma versão dos autores para um acontecimento marcante da história francesa em seus paralelos inegáveis com o Brasil atual.”

Obra disponibilizada em PDF.


Che – Os Últimos Dias de um Herói (Enrique Breccia, Alberto Breccia e Hector Oesterheld)

Capa do Livro Che: Os últimos dias de um herói.Dentro da vasta bibliografia a respeito de Che Guevara, esta biografia em quadrinhos se destaca por sua beleza e por sua história trágica. Lançada originalmente em 1968 na Argentina, apenas três meses depois da morte do guerrilheiro nas selvas da Bolívia, teve papel essencial na popularização de Che como herói latino-americano. Sua produção reuniu os dois principais nomes da história dos quadrinhos no continente: o roteirista argentino Hector Oesterheld e o desenhista uruguaio Alberto Breccia e seu filho Enrique.

O sucesso foi estrondoso e imediato, mas deu início a uma terrível perseguição política aos autores. Poucos meses depois de lançada, a editora que a publicara foi invadida, o estoque da obra e seu originais foram sequestrados e destruídos.

Em 1973, o livro foi proibido. A perseguição culminou, em 1977, com a prisão, tortura e assassinato, pela Ditadura Argentina, de Oesterheld e suas quatro filhas. Uma história que chocou a Argentina e o mundo.

Trata-se uma obra-prima de texto e desenho. Ao ponto de levar o quadrinista norte-americano Frank Miller (de Sin City e Batman – O Cavaleiro das Trevas) a dizer que ‘a história em quadrinhos se divide entre antes e depois de Alberto Breccia’.

Publicidade
  • Editora: Conrad
  • 96 páginas

 


O Manifesto Comunista Em Quadrinhos (Marx e Engels)

Adaptação para quadrinhos do segundo livro mais relevante da história, segundo a Biblioteca Britânica. Nessa obra somos inseridos aos principais conceitos do comunismo por meio de quadrinhos. Esse livro também não é mais publicado no Brasil, mas pode ser encontrado em sebos, sebos virtuais e no Mercado Livre.


O Capital em Quadrinhos (K. Ploeckinger e G. Holfan)

Difícil de ser encontrada, a obra se foca em adaptar para as HQs o livro O Capital de Karl Marx. A obra atualmente não está sendo publicada no Brasil, mas você pode encontrar edições antigas em sebos, sebos virtuais ou no Mercado Livre.


 

Esses são apenas algumas das obras. E você, tem mais indicações? Deixa nos Comentários!


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu