Jogadores poderão revelar publicamente sua sexualidade em Football Manager 2018
Jogadores falarão sobre sua sexualidade em Football Manager 2018

Jogadores poderão revelar publicamente sua sexualidade em Football Manager 2018

Compartilhe!

Publicidade

O futebol é um ambiente bem complicado. O machismo é forte e impera no mundo da bola redonda. Raramente jogadores não heterossexuais revelam sua sexualidade, pois estão em uma cultura extremamente tóxica que ostenta a virilidade (frágil, pelo jeito) como algo a ser mostrado ao público. Aos poucos o movimento de jogadores de diversas sexualidades ganha força, mas ainda é uma questão tímida no ambiente futebolístico.

Um dos claros exemplos foi o jogador Justin Fashanu que na década de 90 revelou ser homossexual e foi perseguido após isso. Além de sofrer ataques, dentro e fora de campo, acabou se vendo obrigado a trocar de time a cada 6 meses. Foram 12 clubes defendidos em 7 anos. Justin se suicidou em 1998. Já Thomas Hitzlsperger defendeu a seleção alemã durante anos e apenas teve a coragem de revelar sua sexualidade em 2014, dois anos após encerrar sua carreira.

Porém o movimento para o reconhecimento de diversas sexualidades no futebol ganhou um aliado importante. Trata-se do jogo Football Manager, um dos games futebolísticos mais famosos do mundo, que revelou que em sua versão 2018 contará com a possibilidade de jogadores falarem abertamente sobre isso e revelarem que não são heterossexuais nos bastidores no futebol. O fato foi percebido por um gamer que atualmente joga a versão demonstrativa do jogo e confirmada pelos desenvolvedores.

Logicamente, isso não ocorrerá aleatoriamente com os jogadores de futebol do mundo real que estão na base de dados do game, pois o machismo poderia render muitos problemas. Portanto, apenas jogadores criados exclusivamente poderão se afirmar como não heterossexuais. Por enquanto apenas há a confirmação deles se revelarem como homossexuais. Bissexuais parecem ainda estar fora da jogada. O que é triste, já que se trata de uma parcela da sociedade bastante invisibilizada.

Abordar questões pessoais de jogadores não é uma novidade para Football Manager. O game conta com uma base de dados que revela peso, altura, cidade em que nasceu, se o jogador é destro ou canhoto e até seu estado civil em algumas ocasiões.

Publicidade

Os desenvolvedores esperam que os gamers encarem isso de forma natural e positiva. Quando um jogador se revelar homossexual, o clube pelo qual ele joga terá um aumento de receita de merchandising decorrente do apoio da comunidade LGBT. Por um lado, isso é bom por obrigar os gamers a verem a revelação como algo positivo em seu jogo, porém, ao mesmo tempo, traz o efeito negativo de ver a sexualidade ser apresentada apenas como um outro mercado a ser explorado.

Football Manager 2018 será lançado para computadores e estará disponível no dia 10 de novembro de 2017.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu