Google e Facebook se unem ao Trust Project para combater Fake News
Google e Facebook buscam combater notícias falsas.

Google e Facebook se unem ao Trust Project para combater Fake News

Compartilhe!

Publicidade

Google e Facebook controlam hoje a ampla maioria da navegação na internet e do acesso à sites e blogs. Com o substancial aumento de páginas que repercutem notícias falsas, as duas empresas decidiram se unir ao Trust Project para tentar melhorar a experiência de seus usuários. A ideia é criar um selo que aponte a credibilidade do site ou página que está sendo acessado através dos serviços de ambas as empresas.

O Trust Project é uma iniciativa da Universidade de Santa Bárbara nos Estados Unidos, por meio do seu Centro de Ética Aplicada. O Projeto visa combater a divulgação de notícias falsas, por meio de parâmetros específicos que ranqueiam sites de acordo com o seu histórico de credibilidade.

A mudança no Facebook virá por meio da configuração de páginas, que ajudará com que os usuários da rede social conheçam o histórico de credibilidade das notícias veiculadas pelos administradores das pages do Facebook. Creio que isso fará com que a página de organizações famosas por difundir falsas informações tenham problemas, como a do Movimento Brasil Livre. Ainda não foi especificado se o alcance das páginas será afetado pela credibilidade da mesma, mas é provável que sim.

Já o Google já anunciou um sistema mais complexo, em que páginas com histórico de credibilidade baixa, além de receber um aviso sobre isso nos resultados de busca, percam ranqueamento nas buscas feitas pelo serviço. Isso fará com que sites que costumam exibir falsas notícias não apareçam mais nas primeiras páginas do buscador.

Ainda não há informações sobre como esse sistema funcionará no Brasil.

Publicidade

Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu