FIFA, PES e Football Manager: Como estão os principais games de futebol desse ano.

FIFA, PES e Football Manager: Como estão os principais games de futebol desse ano.

Compartilhe!

Publicidade

Entra ano e sai ano e eu, como amante do futebol, tenho uma certeza: Irei, ao menos testar, todos os lançamentos anuais do esporte mais popular do mundo nos video-games.

Trago essa análise rápida sobre os três games de maior sucesso do esporte pelo qual somos Penta Campeões Mundiais.

Fifa 19

Um jogador de costas. Na Camisa está escrito Alex Hunter.
Fifa 19 conclui a história de Alex Hunter e apresenta novos personagens.

Fifa 19 chegou este ano trazendo avanços em sua jogabilidade. O jogo está cada vez mais cadenciado e a dinâmica das partidas, junto com a Inteligência artificial, fazem com que seja quase impossíveis jogadas repetidas.

Novamente a EA Games aposta em seus dois carros chefes para fazer de Fifa um sucesso: O modo história e o Fifa Ultimate Team.

O FUT não trouxe grandes novidades, apostando na própria jogabilidade para fazer com que os jogadores queiram participar das disputas online e ganhar cartas de novos jogadores.

Publicidade

O Modo História traz o final da trilogia de Alex Hunter. A história do jogador fictício foi iniciada no FIFA 17 e agora veremos o final de sua carreira. A grande novidade desse modo é que agora também podemos jogar e acompanhar as histórias de Danny Williams, o melhor amigo do craque, e Kim Hunter, meia irmã estadunidense do jogador.

A outra grande novidade é a inclusão oficial dos torneios Europeus continentais, como a UEFA Champions League, agora licenciados pela EA.

Os fãs do futebol brasileiro perderam um pouco, com a exclusão de mais alguns grandes times do nosso futebol. Se anteriormente Corinthians e Flamengo não estavam disponíveis, agora, além desses, também não temos mais São Paulo e Palmeiras.

Pro Evolution Soccer 2019

Dois jogadores disputa a bola. Um veste a camiseta do palmeiras e outro a do Flamengo.
O Campeonato Brasileiro é o principal chamativo de Pro Evolution Soccer 2019

O game da Konami vinha perdendo público nos últimos anos e agora retorna remodelado. Sua jogabilidade ainda não se iguala ao de Fifa, mas trouxe algumas novidades que pode agradar, principalmente, os fãs brasileiros.

Publicidade

Perder a Champions League foi um duro golpe, mas a Konami garantiu a exclusividade de alguns times brasileiros, tendo um campeonado Brasileiro completo.

Inclusive a face de alguns jogadores famosos do nosso campeonato foram completamente escaneadas para o jogo, como é o caso de Borja, Diego Souza e Cássio.

PES 2019 conta com a licença dos principais torneios continentais da América do Sul e aposta no público desse continente para atingir o sucesso.

O modo online não traz grandes novidades e a Master League está ainda mais detalhada.

Football Manager 2019

Uma tela em que se pode ver as opções de treino de um time de futebol.
Sistema de treinos é uma das principais mudanças em Football Manager 2019

Para aqueles que preferem administrar um time de futebol ao invés de controlar os jogadores, o FM melhorou tudo que já era excelente.

A inteligência artificial do jogo sofreu um grande avanço em comparação a sua última versão. Isso é visível na dinâmica dos jogadores e no motor gráfico de visualização do jogo.

Publicidade

Alguns fãs reclamam de momentos pouco reais, mas em um esporte em que um time é campeão e convida um fascista para a festa do título, nas pode ser completamente irreal.

Os treinos sofreram grandes mudanças, sendo possível customizar o treino diário, agora dividido em três turnos.

O jogo se ampara na realidade, portanto não seria de se estranhar que a atual inflação do futebol europeu também estivesse presente.

Também houveram inclusões de novas formas de se relacionar com a mídia.

Outra grande mudanças é no esquema tático do time, que parece muito mais refinado em comparação aos últimos jogos da franquia.

Novatos não precisam se assustar, pois o sistema de aprendizado do jogo é bastante satisfatório. Para os mais players mais antigos, as mudanças são facilmente assimiladas.

Na ponta da chuteira (ou dos dedos)

Football Manager foi o game que mais sofreu mudanças reais em comparação aos seus jogos anteriores. Porém as poucas novidades do Fifa 19 também são chamativas. Já Pro Evolution Soccer vai agradar bastante os fãs do futebol brasileiro.

Enfim, tem jogo de futebol pra todo mundo. Então pegue seu controle, vai pro jogo e jamais se esqueça de nunca convidar fascistas para a festa do título.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu