Como ouvir seu podcast favorito em qualquer lugar
Imagem de um headphone vermelho.

Como ouvir seu podcast favorito em qualquer lugar

Compartilhe!

Publicidade

Esse é, definitivamente, o ano do Podcast do Brasil.

A frase acima é quase uma piada dentro da podosfera, que há anos anunciava que o ano do podcast no Brasil havia chegado, mas isso nunca acontecia realmente. Porém, finalmente ela se tornou realidade em 2018.

Serviços de streaming de áudios abraçaram os podcasts, colocando-os em destaque. Ao mesmo tempo tivemos diversos meios de comunicação grandes, como O Globo, a CBN e a Folha de São Paulo lançando os seus podcasts.

Porém não apenas de Spotify e Deezer vivem os podcasts. A podosfera, como é chamada a grande rede de podcasts brasileiras, há muito tempo resiste utilizando os feeds como um canal de divulgação consolidado.

Porém nem todas as pessoas sabem como utilizar a tecnologia RSS de feeds, criada por Aaron Swartz. Portanto, decidi criar um pequeno tutorial.

Publicidade

É lógico que alguns podcasts podem ser encontrados facilmente por meio dos serviços de streamings, mas o feed de podcast mantém sua importância técnica e ideológica. Manter podcasts em feeds garantem a independência do programa, afinal, quando você depende de empresas para divulgar seu conteúdo, acaba sendo refém das regras impostas pelas mesmas.

Como localizar o feed de podcast?

Existem algumas alternativas mais óbvias para acompanhar podcasts fora das empresas de streamings. A primeira, e mais óbvia de todas, é acessar o site do podcast e procurar seu programa favorito.

Porém acessar um site para descobrir se há um programa novo é sempre complicado, principalmente quando você acessa um Smartphone.

Para ultrapassar esse problema, existe o feed de um podcast, que te avisará automaticamente se um episódio novo do podcast que você gosta de acompanhar foi adicionado.

Publicidade

Para localizar o feed de um podcast, procure no post em que um programa foi publicado. Na grande maioria das vezes o podcaster deixa indicado no post um link para acessar esse feed.

Você também pode procurar pela imagem que representa o símbolo universal do feed e do RSS. É essa aqui embaixo. Geralmente ela é alaranjada, mas também pode ser encontrada em sua versão verde.

Ícone que representa um feed.
O ícone que representa o feed/RSS

Encontrado esse link, você será levado há uma página simples contendo uma lista de posts.

Assinando um feed

Quase sempre a página do feed, já contém links para que você possa assinar e receber todas as novas publicações.

Caso queira um serviço específico para feeds, aconselho a utilização do Feedly, um site agregador de feeds.

Outros meios de assinar feeds de podcasts

Você também pode utilizar programas específicos que rastreiam a internet em busca de feeds de podcasts, basta procurar o nome do podcast ou do site nesses programas.

Publicidade

Os mais conhecidos e que na maior parte das vezes estão disponíveis em smartphones são:

  • Podcast Addict
  • Apple Podcast
  • Google Podcast
  • Pocket Casts
  • CastBox
  • Doggcatcher
  • Overcast
  • Podcast Republic
  • WeCast
  • entre vários outros…

Por que ouvir podcasts fora dos serviços de Streaming

O primeiro motivo para ouvir podcasts fora do Spotify e do Deezer é que existe uma ampla gama de produtos, com conteúdos completamente diferenciados que não se adequam ou não querem utilizar tais serviços por uma questão de princípios que desde o início norteiam a filosofia dos podcasts como mídia alternativa.

A principal delas é a criação da tecnologia de feed, que por padrão, retira dos grandes meios a tarefa de divulgar conteúdo. É a tecnologia mais democrática para divulgar qualquer tipo de material sem precisar passar pelos algoritmos ou questões contratuais de empresas como Facebook, Spotify, Google, entre outras.

Com isso, ouvindo podcasts por meio de feeds, você pode ter acesso a uma ampla gama de conteúdos não disponíveis nos streamings de áudio, podendo escolher livremente entre assuntos e linhas gerais que um podcast tem.

Além disso, os feeds te dão liberdade de fazer download dos seus programas favoritos, sem a necessidade de estar conectado à internet para acessar o conteúdo no momento que você desejar.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Fechar Menu