Como formatar um computador com o Windows 10

Como formatar um computador com o Windows 10

Compartilhe!

Publicidade

Todos já tivemos problemas com nossos computadores, certamente. Alguns são complexos e necessitam de um técnico com habilidades para executar mudança. Caso seu computador não inicie o sistema operacional ou nem dê sinal de vida, alguém com conhecimento sobre informática será extremamente útil. Mas, para outras questões, tudo vem ficando muito mais simples.

A realidade é que muitas pessoas nem chegam a ter problemas sérios com seus computadores. A grande maioria é bem simples. Máquinas lentas ou vírus do tipo spam que atormentam e tornam o processo de uso da internet, games e outras coisas extremamente complicado. No geral, vamos atrás de alguém que entende e cobrará um dinheiro considerável para fazer o processo de formatar nosso computador. Isso significa que ele apagará todos os dados existentes, fazendo uma instalação limpa do Sistema Operacional. Mas isso é simples de fazer e qualquer um pode estar habilitado para tal. Não é necessário um conhecimento específico.

Segue um tutorial para fazer esse processo de formatação no seu computador e se livrar de gastos desnecessários.

Saiba que todos os seus arquivos (Fotos, vídeos, documentos, etc) serão perdidos no processo, então guarde-os em um pen-drive ou em algum serviço de nuvem para que possa recuperá-los depois.

Tutorial

1. Abra a área de notificação do Windows e clique em Todas as Configurações.

Publicidade
Print do Windows.
O botão de notificação fica na barra de tarefas da área de trabalho

2. Uma Janela será aberta. Clique em Atualização e Segurança.

Print do Windows.

3. Acesse o menu Recuperação e procure a opção Restaurar o PC. Clique em Começar Agora.

Print do Windows.

Publicidade

4. Uma janela será aberta. Nela você pode escolher por manter os seus arquivos ou apagar tudo. Supondo que você salvou seus arquivos em um Pendrive ou na Nuvem (supondo, né?). Sugiro que você clique em Remover Tudo e aguarde.

O processo todo pode levar entre minutos ou horas, então sugiro que você abra a janela e vá ver o sol, jogar bola, caminhar pelo parque ou se divertir com seus amigos enquanto aguarda. Ou você pode simplesmente ligar sua SmarTV e ir assistir alguma série na Netflix.

Como acredito que a segunda opção ganhará, sugiro que assistam Dirk Gently. Logo farei uma crítica sobre ela aqui no site. Mas aviso que ela foi cancelada na segunda temporada e ficou sem final, porém é muito boa.

Caso seus problemas persistam, procure um técnico com conhecimento técnico (ou peça pro seu sobrinho, cunhado ou primo que mexe com informática, já que provavelmente ele fará de graça e ficará bastante irritado).


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu