Como apagar os arquivos do seu Android à distância
Repressão à manifestações é cada vez mais recorrente

Como apagar os arquivos do seu Android à distância

Compartilhe!

Publicidade

Algo que vem ficando comum em manifestações é a ação da polícia prender grupos de pessoas e tomar posse dos seus smartphones. Já ouvimos vários relatos de pessoas que passaram por isso e, por meio dos arquivos e conversas armazenados, é possível que as forças de repressão descubram redes de manifestantes ou encontrem desculpas para incriminar membros de movimentos sociais. Mesmo com a proteção por senha, é possível ultrapassar essa barreira. Algumas vezes a violência pode ser utilizada para que uma pessoa passe a senha do seu celular para um policial.

O Google oferece um serviço que pode auxiliar as pessoas que tem um Android nesses casos. Pensado originalmente para apagar a distância smartphones perdidos ou roubados, o Find My Devices pode ser uma boa estratégia para a proteção de pessoas.

Basta entrar no site, digitar o seu e-mail e senha e ter acesso às três opções para controle à distância do seu Smartphones.

Opções do Find my Device

A primeira opção é a de REPRODUZIR SOM. Ela é indicada para quem não encontra o seu smartphone, porém sabe que ele está próximo de si. Essa opção fará que com seu Android emita um sinal de alerta para que seja possível encontrá-lo

A segunda opção é a de BLOQUEAR. Ela bloqueia o seu telefone e exibe uma mensagem nele. É útil apenas para Smartphones esquecidos e perdidos em algum lugar, onde poderão ser encontrados por alguém que entraria em contato contigo.

Publicidade

A terceira opção é a LIMPAR. Provavelmente é a mais importante de todas. Selecionando essa opção, o seu smartphone será restaurado. Todos os arquivos presentes serão apagados e seus dados preservados da invasão de outros. Essa opção foi desenvolvida para o caso de Android perdidos ou roubados que contam com arquivos importantes, porém utilizá-la para própria proteção também é possível.

Para isso, é necessário que, já que você estará próximo ao smartphone, outra pessoa de confiança tenha acesso aos seus dados de e-mail (os mesmos cadastrados em seu Android). Com esse acesso, caso algo ocorra com você, a pessoa poderá, à distância, apagar todas as informações do seu Smartphone e garantir que a sua privacidade ou da sua organização seja garantida.

É uma opção bem simples e eficaz para fazer com que o mínimo de segurança de dados seja possível em situações onde você perca o controle do seu celular e ele possa ser acessado para revelar informações sigilosas.

Além disso, também é possível ver a última localização do seu smartphone por meio de um mapa.

Publicidade

O serviço está presente no link: https://www.google.com/android/find e não precisa da instalação de nenhum componente a mais em seu smartphone.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu