Menu fechado

Cavaleiros do Zodiaco: Netflix errou ou acertou ao modificar o gênero de Shun?

Imagem de Shun em Cavaleiros do Zodiaco da Netflix

Nesse domingo a Netflix lançou o trailer completo de Cavaleiros do Zodiaco. Entre uma bela animação e muito nostalgia, outro aspecto da obra roubou as atenções. O personagem Shun de Andromeda será uma mulher na reimaginação do canal de streaming sobre a obra construída por Masami Kurumada na década de 80.

Shun sempre gerou piadas escrotas feitas pelo público mais conservador do anime. Sua postura sensível, emocional e contrária a violência sempre gerou revolta na masculinidade tóxica. A resposta dessa masculinidade era fazer de Shun uma piada.

Mais do que uma vez, o cavaleiro de Andromeda se mostrou como um dos mais confiáveis e mais bondosos dos cavaleiros. Não por menos, Shun acaba, em alguns momentos, assumindo a armadura de ouro de Virgem, conhecida como a mais virtuosa das armaduras.

Agora, essa masculinidade tóxica concentra sua raiva na transformação desse personagem em uma mulher.

Em primeiro lugar, tenho que dizer que não gostei dessa mudança. Isso se deve ao fato de que Shun era um exemplo de masculinidade saudável, sempre demonstrando emoções e carinho por quem estava próximo de si. Jamais precisando se colocar como o machão frente aos seus adversários. Por isso, minha preferência era para que ele fosse mantido assim nessa geração.

Porém seria inconcebível, com os recentes avanços da luta pela igualdade de gênero, que uma animação lançada em 2018 continuasse tendo apenas homens como personagens principais.

Seria interessante vermos algum dos outros cavaleiros tendo seu gênero alterado. Hyoga seria a escolha mais óbvia para o mercado, por ter uma menor quantidade de fãs. Porém a melhor escolha, de longe, seria Ikki por gerar uma quebra de esteriótipo.

No contexto atual, transformar Shun em uma mulher apenas reforçará as piadinhas feitas pela masculinidade tóxica contra o personagem. Além disso, perdemos a chance de mostrar o exemplo de uma masculinidade saudável em um anime que chegará à tantas pessoas.

Confira o trailer da animação.

Cavaleiros do Zodiaco da Netflix vai ao ar no primeiro semestre de 2019.

E o que você acha?

Publicado em:Notícias,Séries e TV

Post relacionado