Assédios sexuais afastam Harvey Weinstein da Weinstein Corporation
Harvey Weinstein foi afastado do estúdio de cinema após assédios serem denunciados.

Assédios sexuais afastam Harvey Weinstein da Weinstein Corporation

Compartilhe!

Publicidade

Os irmãos Weinstein são conhecidos por parte do público pela sua farta presença em premiações como o Oscar. Desde a fundação da sua primeira empresa cinematográfica, a Miramax, até a consolidação da Weinstein Corporation, Bob e Harvey trouxeram filmes excelentes ao cinema como Kill Bill, Pulp Fiction, O Paciente Inglês, Chicago, O Aviador, Sheakspeare Apaixonado, O Piano, Gangues de Nova York, Chocolate, As Horas, Frida, Onde os Fracos não tem vez, Gênio Indomável, Lion, Fome de Poder e tantos outros que, sob a produção dos estúdios comandados pelos irmãos, chegaram ao cinema.

Porém o lado podre dessa trajetória acabou de vir a tona por meio de uma reportagem do The New York Times, onde oito mulheres revelaram ter sofridos assédio sexual em suas relações (que deveriam ser apenas) profissionais com Harvey Weinstein. Não é um caso que espanta, sabendo que vivemos em uma sociedade machista em que a cultura do estupro perpassa por todos os meios sociais, porém, mais uma vez, é um caso que demonstra a necessidade de debatermos e avançarmos para uma sociedade de mais igualdade entre homens e mulheres.

Até mesmo na notícia de afastamento permanente de Harvey da Weinstein Co. essa realidade se faz presente. Os nove membros do conselho que deveriam decidir o afastamento de um dos seus fundadores são homens, desse três preferiram pedir demissão ao invés de votar e apenas quatro estiveram presentes no dia da reunião que tomou a decisão. Tanto os faltantes, quanto os que pediram a demissão tomaram uma decisão clara de não querer interferir no processo.

Histórias sobre assedio sexual vinculados à indústria do entretenimento não são recentes. A velha história do “teste do sofá”, prática ao qual atrizes, muitas vezes menores de idade, eram levadas a aceitar uma relação sexual em troca de uma vaga no elenco de alguma produção, parece ter sido esquecida, mesmo que saibamos que ocorre constantemente. E esquecer significa não colocar esforços para superar as questões.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu