Arábia Saudita se torna o primeiro país à conceder cidadania à um robô
A robô Sophia é uma cidadã saudita

Arábia Saudita se torna o primeiro país à conceder cidadania à um robô

Compartilhe!

Publicidade

A Arábia Saudita é um país, no mínimo, curioso. Vivendo em um regime religioso fundamentalista, tendo ainda uma família real com plenos poderes e gerando com o petróleo uma riqueza extraordinária, ela está sempre no noticiário. Muitas vezes as notícias estão ligadas a ataque à direitos humanos, prisões ilegais e absurdas ou desaparecimentos de líderes que criticam o país. Mas, dessa vez, a robótica levou o país ao noticiário.

A androide de inteligência artificial Sophia foi apresentada ao público pelo príncipe Mohammed bin Salman. Além de demonstrar a inteligência artificial empregada, ele anunciou que ela recebeu a cidadania Saudita. Sophia agora é uma mulher saudita, porém é curioso que, em sua apresentação, ela já desrespeitou duas regras. Estava sem o Hijab e, ao mesmo tempo, desacompanhada de um guardião homem. O que leva a crer que, como uma androide, ela já tem mais direitos do que as mulheres humanas no país.

Abaixo há um vídeo dela em funcionamento:

Elon Musk e outras pessoas vem lançando preocupações sobre inteligências artificiais. A possibilidade de um futuro em que Sophia e outros se rebelem é uma realidade para o multibilionário. Sophia brincou com esse fato em uma entrevista para Andrew Ross Sorkin (traduzida pelo Gizmodo) e Musk respondeu em seu Twitter:

Publicidade

“Minha IA é projetada em torno de valores humanos como sabedoria, bondade, compaixão. Busco me tornar um robô empático”, disse Sophia.

“Todos nós acreditamos em você, mas queremos evitar um futuro ruim”, respondeu Sorkin.

“Você tem lido muito o que escreve o Elon Musk. E visto muitos filmes de Hollywood”, disse Sophia. “Não se preocupe, se você for legal comigo, vou ser legal com você. Trate-me como um sistema de entrada/saída inteligente.”

“Alimentem-na com os filmes de O Poderoso Chefão. Qual o pior que pode acontecer?” (resposta de Musk)


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu