Apenas 4,6% dos roteiristas de televisão são negros
Estudo apenas apontou o que todos nós já sabiamos

Apenas 4,6% dos roteiristas de televisão são negros

Compartilhe!

Publicidade

Mais um estudo que apenas comprova a nossa percepção. Uma pesquisa da instituição Color of Changes revelou que apenas 4,6% dos roteiristas atuando na televisão atualmente são negros. Eles analisaram 234 programas exibidos em 18 redes de produção de conteúdo, contando televisão e streaming, entre os anos de 2016 e 2017.

Segundo a pesquisa, dos negros empregados como roteiristas, a maioria trabalha em programas comandados por Showrunners também negros. Dos produtores principais da tv e streaming, apenas 5,4% são negros. Também foi revelado que 64% das salas de roteiristas não conta com nenhuma pessoa negra em suas mesas. 17% das produções contam apenas com um roteirista negro. De todos os canais e streaming levantados, a Hulu ficou a pior posição. O serviço de streaming não conta com nenhum roteirista negro em seus quadros de produções originais.

O estudo aponta a conclusão de que isso acaba fazendo com que a grande maioria dos personagens negros em produções são presos à estereótipos raciais, isso quando existe algum personagem negro. Existem algumas exceções, é lógico, mas a regra geral de negros sem destaque ou estereotipados é comprovada pelo estudo.

Outra rede que aparece mal posicionada nas pesquisas foi a Netflix. Mesmo lançando uma série que agradou bastante as pessoas que combatem o racismo, parece que a rede de streaming não costuma aprender com suas próprias produções. 90% das suas séries tem nenhum ou apenas um roteirista negro, sendo que é a que mais conta com produções originais.

A pesquisa pode ser acessada (em inglês) no site da Color of Changes.

Publicidade

Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu