10 filmes para assistir antes das Eleições

10 filmes para assistir antes das Eleições

Compartilhe!

Publicidade

Em cerca de 2 meses teremos as eleições para presidente, governadores, deputados estaduais e federais e senadores ocorrendo em nosso país. Após os últimos 2 anos tumultuosos, desde o golpe contra a presidenta Dilma Roussef, temos a esperança de alcançar mudanças necessárias durante esse processo eleitoral.

Para começar a se preparar para as eleições, fizemos uma lista de 10 filmes sobre processos eleitorais, a maioria baseado em fatos reais.


A imagem mostra Gael Garcia Bernal no filme No.

No (2012)

No Chile de 1988, o governo ditatorial convoca um plebiscito para perguntar se a população apoia os militares. Um publicitário, então, fica responsável pela Campanha do Não, com ideias ousadas para convencer o povo a acabar com o regime militar.


Sean Pean com o braço esquerdo levantado em Milk, a voz da igualdade.

Milk: A voz da Igualdade (2008)

Em 1972, Harvey Milk e seu namorado Scott Smith, mudam-se de Nova York para São Francisco. Milk, determinado a fazer algo importante em sua vida, abre uma loja de câmeras no distrito de Castro e ajuda a transformar a área em um ponto de encontro para gays e lésbicas. Em 1977, ele se torna o primeiro homossexual assumido em um cargo público, eleito para o Conselho de Supervisores. Milk logo estabelece uma difícil relação profissional com Dan White, o homem que iria acabar com sua vida.


Invictus (2009)

Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação através da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.

Publicidade

A ex-presidenta Dilma Roussef segura um microfone

O Processo (2018)

O documentário mostra a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções. Acompanhe imagens das votações e discussões que determinaram a destituição da presidente Dilma Rousseff.


Daniel Muñoz interpreta Allende.

Allende En Su Laberinto (2014)

Veja as últimas horas do ex-presidente chileno Salvador Allende, no Palácio de La Moneda, em 11 de setembro de 1973, enquanto o exército cerca o local. Na ocasião, o governante, democraticamente eleito era pressionado a renunciar.


João Goulart aperta a mão de pessoas durante um comício em 1964.

Jango (1984)

O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24o presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1o de abril de 1964.


Várias mulheres confrontam policiais no filme as Sufragistas.

As Sufragistas (2015)

O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.


Selma: Uma Luta pela Igualdade

Martin Luther King e várias outras pessoas marchando pelo direito ao voto.
Publicidade

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Em 2015 é comemorado o 50o. aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.


Vários estudantes e um professor fazem saudações fascistas em A Onda.

A Onda (2008)

Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer.


Os Direitos Humanos em Cuba: Fatos, Não Palavras

Os argumentos contra cuba, o sistema eleitoral cubano, as manifestações e organizações políticas, os aparelhos sociais e as liberdades coletivas e individuais mostram a riqueza da valorização humana em Cuba.


E você? Indicaria algum outro filme? Deixe nos comentários.


Compartilhe!

Rafael TAB

Rafael tem 26 anos e mora no interior de São Paulo. Diagnosticado com transtorno bipolar é fissurado por cultura pop e nerd desde os 9 anos de idade quando foi apresentado ao sítio do Pica Pau Amarelo e logo depois ao fantástico mundo de Harry Potter. Hoje é um grande fã de O Senhor dos Anéis e Star Trek. Tem fascinação por áudio-visual, tecnologia e games.

Deixe uma resposta

Fechar Menu